Preparo:
1800 min.
Cozimento:
30 min.
Pronto em:
2190 min.

Esses bolinhos fritos são os donuts preparados da maneira portuguesa.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1/4 xícara (60 ml) de água morna
  • 7 g de fermento biológico seco
  • 4 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • 4 xícaras (500 g) de farinha de trigo

Modo de preparo:

1Na água morna dissolva 1 colher de chá de açúcar. Polvilhe o fermento e deixe ele dissolver por aproximadamente 5 minutos.

2Numa tigela grande, bata os ovos junto com 200 g de açúcar, que deve ficar totalmente dissolvido. Acrescente o sal e a farinha, misture e coloque o leite e a manteiga derretida. Misture a massa com uma colher de pau. Cubra a vasilha e deixe-a em um lugar quente para que a massa dobre de tamanho.

3Depois que a massa cresceu, soque e sove um pouco. Se quiser pode sovar bastante. Ela deve ficar bem elástica. Novamente cubra a vasilha e deixe a massa dobrar de tamanho. Caso queira, deixe a massa de um dia para outro na geladeira. A minha avó deixava de um dia para o outro, e a massa dela ficava maravilhosa. Assim que a massa tiver dobrado, ela vai estar pronta para ser usada.

4Numa frigideira grande ou em uma fritadeira elétrica, esquente o óleo a 180 ºC. Ponha uma vasilha com água perto de você para que possa molhar as mãos antes de tocar na massa. Isso vai ajudar a sua mão não ficar pegajosa. Não molhe muito as suas mãos, pois é perigoso pingar água no óleo quente.

5Com as mãos levemente molhadas, modele a massa no tamanho de uma bola de golfe. Abra um pouco a massa, até obter um círculo de aproximadamente 10 cm de largura. Se você se atrapalhar, simplesmente ponha a massa de volta e use outro pedaço. Furos bem pequenos são normais.

6Cuidadosamente coloque a massa aberta no óleo quente. Os malasadas devem inchar um pouco quando estão fritando. Cada lado deve fritar por aproximadamente 3 minutos. Quando eles ficarem totalmente corados, é sinal que já estão prontos. Com uma escumadeirta, tire-os da fritadeira. Escorra no papel toalha. Enquanto eles estiverem quentes, passe-os no açúcar. Sirva em seguida.

Serve:

48