Preparo:
30 min.
Cozimento:
85 min.
Pronto em:
145 min.

Essa é uma maneira diferente de usar o tradicional panetone, que é muito comum na época do Natal. A calda servida junto com o panetone leva licor de laranja, deixando esse pudim delicioso e perfeito para a época das festas.

Ingredientes:

  • 350 g de panetone, cortado em cubos
  • 3 ovos, batidos ligeiramente
  • 1/2 xícara (100 g) de açúcar
  • 2 1/2 xícaras (520 ml) de creme de leite
  • 2 colheres (chá) de extrato de baunilha
  • 1 colher (sopa) de Grand Marnier® ou outro licor de laranja
  • 1 pitada de sal
  • 1/8 colher (chá)de noz-moscada ralada na hora
  • 1 1/2 colher (chá) de raspas de casca de limão siciliano
  • 2 colheres (chá) de raspas de laranja
  • 2 1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal, cortada em pedaços
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

1Numa forma untada e com capacidade de 2 litros, arrume o panetone cortado em cubos. Deixe-os bem compactos mas não muito apertados contra a forma. Reserve o panetone que sobrar.

2Bata 3 ovos e 1/2 xícara (100 g) de açúcar, até que o açúcar tenha dissolvido e o creme esteja amarelo claro. Em seguida, misture o creme de leite, a baunilha e 1 colher de sopa de licor de laranja. Acrescente 1 pitada de sal, 1/8 colher de chá de noz-moscada, as raspas de limão e as raspas de laranja. Despeje a massa sobre os cubos de panetone. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos.

3Preaqueça o forno a 180 ºC.

4Retire o pão da geladeira. Remova o papel ou a tampa que cobre a forma. Por cima do pudim de pão coloque os pedacinhos de manteiga (2 1/2 colheres de sopa) e polvilhe com 2 colheres de sopa de açúcar.

5Ponha a forma com o pudim dentro de um tabuleiro que seja 4 a 6 cm maior em diâmetro. Coloque o tabuleiro com a forma dentro do forno, na grade do meio. Encha o tabuleiro com água quente da chaleira até que a água esteja na altura de 2 cm da forma, fazendo um banho-maria.

6Asse o pudim em banho-maria até que esteja totalmente firme ou até que uma faca saia seca depois que for enfiada no meio do pudim, cerca de 1 hora a 1 hora e 25 minutos no forno. O banho-maria irá ajudar o pudim assar por igual e ficar com uma textura leve. Com cuidado tire o pudim do banho-maria e espere esfriar por pelo menos 15 minutos, antes de desenformar.

7Pouco antes de servir, prepare a calda. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo. Acrescente 1 xícara (200 g) de açúcar, 4 colheres de sopa de licor de laranja, 3 colheres de sopa de água, 1/8 colher de chá de noz-moscada e 1/8 colher de chá de sal. Misture e aumente a chama do fogo (fogo médio). Mexa a calda até que esteja quente e o açúcar completamente dissolvido.

8Em uma tigela pequena, bata bem 1 ovo. Enquanto o ovo é batido, aos poucos acrescente 2 colheres de sopa da calda quente. Misture vigorosamente e coloque junto com o restante da calda quente.

9Volte com a calda ao fogo baixo, mexa-a delicadamente e aumente a chama do fogo (médio). Continue a mexer até que a calda esteja quase fervendo. Se preciso, abaixe o fogo se a calda ameaçar a ferver. Continue mexendo por mais 1 a 2 minutos. Jogue a calda quente sobre o pudim de pão e sirva imediatamente.

Serve:

6