Preparo:
15 min.
Cozimento:
240 min.
Pronto em:
255 min.

Peru de Natal maravilhoso com molho de ervas para deixar bem molhadinho. Use o recheio de sua preferência e bom apetite!

Ingredientes:

  • 1 (5-6 kg) peru
  • 120 g de manteiga, amolecida
  • 1 limão cortado na metade
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

1Peru: Preaqueça o forno em temperatura bem alta (220ºC).

2Retire o pescoço e os miúdos do peru, coloque numa tigela e reserve.

3Deslize as mãos entre a carne e a pele do peru para fazer a pele soltar um pouco. Esfregue um pouco da manteiga na carne debaixo da pele e depois um pouco sobre a pele. Tempere com sal a gosto e coloque as duas metades do limão dentro do peru, o que vai ajudar a não secar muito no forno.

4Leve ao forno e asse por por 30 minutos ou até dourar bem. Retire e passe mais manteiga sobre a pele do peru. Reduza a temperatura do forno para 180ºC, recheie o peru com o recheio desejado e cubra com papel alumínio.

5Volte ao forno e asse por cerca de 3 horas e meia, regando o peru a cada 30-40 minutos com mais manteiga amolecida ou com o líquido que vai juntando na assadeira. Quando estiver pronto, transfira para uma travessa.

6Molho: Para o molho, coloque os miúdos do peru numa panela com 200 ml de água, o aipo, a cenoura, o alecrim e a salsinha. Deixe ferver e cozinhe por cerca de 15 minutos. Passe numa peneira, pressionando bem, e descarte os miúdos e os legumes.

7Despeje o molho na assadeira onde o peru foi assado e raspe bem o fundo. Adicione o vinho e misture. Passe o molho novamente pela peneira, esquente numa panela e sirva o peru com o molho à parte.

Serve:

6