Preparo:
15 min.
Cozimento:
65 min.
Pronto em:
80 min.

O segredo para preparar esses pãezinhos, de origem judaica e em formato de rosca, é cozinhá-los em água fervente antes de assá-los! Você pode incrementá-los com sementes de gergelim ou de papoula.

Ingredientes:

  • 500 g de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 350 ml de água morna (45 C)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

1Em uma tigela grande, junte 175 g de farinha e o fermento. Misture a água, as 3 colheres (sopa) de açúcar e o sal. Adicione essa mistura aos ingredientes secos. Bata tudo em uma batedeira por meio minuto, em baixa velocidade, raspando as laterais da tigela de modo que fiquem limpas. Depois, bata em uma velocidade maior por 3 minutos. Em seguida, com as mãos, misture quantidade suficiente do restante da farinha até obter uma massa relativamente dura.

2Vire a massa em uma superfície levemente enfarinhada. Sove-a até ficar homogênea, macia e elástica (8 a 10 minutos). Cubra-a e deixe-a descansar por 15 minutos.

3Corte a massa em 12 porções, no formato de bolas. Com um dos dedos, faça um furo no centro. Devagar, aumente o furo enquanto trabalha a massa do bagel para obter um formato uniforme. Cubra a massa e deixe-a crescer por 20 minutos.

4Nesse meio tempo, coloque 4 litros de água para ferver. Adicione 1 colher (sopa) de açúcar e mexa um pouco. Reduza o fogo e cozinhe lentamente.

5Coloque 4 ou 5 pãezinhos na água. Cozinhe-os por 7 minutos, virando-os uma vez. Depois, escorra-os. Então, coloque-os em um tabuleiro untado. Asse os bagels a 190o.C, por 30 a 35 minutos. Retire-os do forno. Coma-os enquanto estiverem quentes ou já frios.

Serve:

12