Preparo:
30 min.
Cozimento:
280 min.
Pronto em:
310 min.

Essa é uma receita de família que foi adaptada ao longo dos anos. A receita dá trabalho, mas vale a pena tentar fazê-la. Se você não tiver uma panela elétrica tipo slow cooker, use o forno e asse (cobertas) por 2 a 3 horas.

Ingredientes:

  • 2,75 kg de costela de porco
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta-calabresa em flocos
  • 4 xícaras (960 ml) de molho barbecue
  • 2 garrafas (long neck) de cerveja preta, em temperatura ambiente

Modo de preparo:

1Corte a costela de porco em pedaços com 2 a 3 ossos cada. Ponha água em uma panela grande e leve ao fogo para ferver. Coloque uma pitada de sal, de pimenta-do-reino e de pimenta-calabresa amassada. Cozinhe as costelas na água fervendo durante 20 minutos. Escorra e deixe as costelas separadas por cerca de meia hora.

2Enquanto isso, preaqueça a churrasqueira em fogo alto.

3Cubra as costelas com um pouco do molho barbecue. Ponha as costelas na churrasqueira e deixe cada lado cozinhar por 5 a 10 minutos, no fogo alto. As costelas devem ficar com uma aparência bonita de carne grelhada.

4Coloque as costelas grelhadas em uma panela elétrica tipo slow cooker. Jogue o restante do molho barbecue e uma garrafa de cerveja. Isso deve cobrir até a metade das costelas. Tampe a panela e deixe a carne cozinhar em temperatura alta durante 3 horas. A cada hora veja se não é preciso colocar mais cerveja para diluir o molho. Mexa para deixar o molho por cima da carne. A costela de porco deve está pronta quando a carne começar a soltar do osso. A costela já foi cozida na água fervendo, o resto do cozimento é somente para deixá-la mais macia e mais saborosa.

Serve:

12