30 min.
50 min.
80 min.
Mesmo quem fala que não gosta de ruibarbo, quando prova essa receita, acaba gostando. É uma receita antiga, que minha mãe ganhou na década de cinquenta da mulher de um ministro. Desde então esse bolo tem sido um dos favoritos da família.
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) (30 g) de manteiga
- 1 xícara (200 g) de açúcar
- 1 ovo
- 3/4 xícara (180 ml) de leite
- 2 xícaras (250 g) de farinha de trigo peneirada
- 3 colheres (chá) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó
- 1/2 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
- 250 g de ruibarbo, cortado em pedaços 1 cm
Modo de preparo:
1Preaqueça o forno a 180 ºC. Unte e polvilhe com farinha de trigo uma forma de bolo que meça 22×33 cm. Peneire a farinha de trigo junto com o fermento, o sal, a canela, a noz-moscada e o cravo. Reserve.
2Em uma tigela grande, bata 30 g de manteiga com 200 g de açúcar, até formar um creme. Com a batedeira ligada, acrescente o ovo. Alternadamente, ponha a farinha peneirada com os outros ingredientes e o leite. Continue batendo a massa até que esteja bem incorporada. Adicione o ruibarbo cortado, misture-o bem na massa. Despeje a massa na forma untada e polvilhada.
3Asse o bolo no forno preaquecido por 45 a 50 minutos, ou até que um palito saia seco depois de enfiado no meio da massa. Espere esfriar e sirva com a calda de limão siciliano.
4Para fazer a calda de limão siciliano: em uma panela, misture 400 g de açúcar e 4 colheres de sopa de amido de milho. Acrescente a água, misture-a com o açúcar e o amido de milho. Mexa e leve a calda ao fogo médio. Continue mexendo até engrossar. Tire a panela do fogo e acrescente 60 g de manteiga, as raspas de limão e o suco de limão siciliano. Mexa e se quiser acrescente 1 ou 2 gotas de corante alimentício amarelo.
Serve:
12