05 min.
60 min.
65 min.
Especialidade do meu pai e um prato nordestino típico, no entanto, este baião de dois é diferente do baião tradicional que se come por aí porque é feito com feijão de corda verde (e não o seco) e, além disso, o arroz é cozido no caldo do feijão, durante seu preparo – isso confere ao prato um sabor especial e bem diferente do baião de dois tradicional. Quem já provou garante que é muito melhor!!
Ingredientes:
- 3 xícaras de feijão de corda verde
- 2 xícaras arroz branco agulhinha (não pode ser parboilizado)
- 400 g de queijo coalho
- 1 tomate médio picado sem casca
- 1 cebola picada
- 4 fatias finas de bacon cortadas em cubinho
- Coentro fresco , cebolinha e sal a gosto
- Manteiga de garrafa (opcional)
Modo de preparo:
1Lave bem o feijão de corda e escorra. Em uma panela funda comum (não use panela de pressão), coloque o feijão e os cubinhos de bacon para cozinhar em fogo alto-médio com bastante água (suficiente para que o caldo seja usado na preparação do arroz).
2Depois de o feijão estar cozido, com a água ainda fervendo, adicione o arroz, a cebola, o tomate e um punhado de cebolinha e outro de coentro.
3Corte o queijo coalho em tiras grossas e adicione aos ingredientes, empurrando as tiras na panela de modo que o queijo fique coberto pelos outros ingredientes. Reduza a chama ao mínimo e tampe a panela.
4Quando o arroz estiver secando, polvilhe um pouco mais de cebolinha e coentro sobre o baião. Aguarde mais um pouco até o caldo secar totalmente e o arroz estar pronto. Se desejar, regue com um pouco de manteiga de garrafa ou azeite de oliva ao servir. Sirva acompanhado de ovos fritos ou lombinho assado.
Serve:
12