60 min.
60 min.
O contraste do docinho da abóbora com o sabor forte do gorgonzola fica maravilhoso.
Ingredientes:
- 350 g de abóbora
- 350 g de batata
- 200 g de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de sal
- 1 pitada de noz-moscada
Modo de preparo:
1Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC) e forre uma assadeira com papel alumínio.
2Fatie a abóbora e remova as sementes. Coloque na forma, cubra com mais papel alumínio e asse por 30-45 minutos, ou até ficar macia e fácil de se espetar com um garfo. Retire e deixe esfriar. Retire a polpa, amasse e esprema bem para sair o excesso de água.
3Enquanto a abóbora assa, cozinhe a batata com a casca em água por uns 20 minutos. Escorra, deixe esfriar um pouco e tire a casca. Amasse até formar um purê.
4Enfarinhe uma área de trabalho limpa. Misture a abóbora com a batata e adicione o ovo, sal, noz-moscada e farinha. Amasse até formar uma massa homogênea e um pouco firme. Adicione mais farinha se a massa estiver muito mole.
5Retire um pedaço da massa e cubra o resto com um pano para não ressecar. Faça tiras de massa e corte pedaços de 2 cm. Aperte cada pedaço levemente com a ponta do garfo.
6Coloque o nhoque num prato enfarinhado, deixando espaço entre eles para não grudar. Repita até acabar a massa.
7Coloque o nhoque no congelador enquanto você ferve uma panela grande de água salgada. Isso vai ajudar o nhoque a não se desmanchar durante o cozimento.
8Enquanto isso, prepare o molho. Derreta a manteiga numa frigideira e refogue a sálvia por alguns minutos. Adicione o queijo gorgonzola e deixe derreter um pouco. Coloque então o leite e ferva, mexendo sempre, por 5-7 minutos.
9Coloque o nhoque na panela e cozinhe até que eles flutuem. Transfira para outra panela com uma escumadeira e misture o molho de queijo delicadamente.
10Sirva imediatamente com queijo ralado por cima.
Serve:
5