Preparo:
20 min.
Cozimento:
15 min.
Pronto em:
155 min.

Croquetes são bolinhos deliciosos, que você pode fazer com vários tipos de carne. Ideal para utilizar sobras de carnes do dia anterior.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola pequena, picada finamente
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 xícara de leite de gado

Modo de preparo:

1Molho branco: Em uma panela, derreta a manteiga e adicione a cebola picada. Doure-a em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos ou até que esteja bem macia.

2Em seguida, polvilhe a farinha de trigo por cima e mexa até ficar uma mistura homogênea. Cozinhe a farinha por aproximadamente 3 minutos.

3Aos poucos vá acrescentando o leite, sempre mexendo para não empelotar. Cozinhe até que o molho comece a ferver e tenha engrossado ligeiramente. Tempere com sal e pimenta a gosto e desligue o fogo. Reserve.

4Croquetes:

5Corte o peito de frango já cozido em pedaços e adicione-os a um liquidificador ou processador juntamente com o molho branco.

6Bata bem até obter uma mistura homogênea e pastosa. Se estiver muito consistente, adicione uma ou duas colheres (sopa) de leite de gado.

7Em seguida, transfira o frango para uma tigela média e adicione a salsinha picada, a cebola picada e o suco de limão.

8Tempere com sal a gosto, cubra e leve à geladeira por 2 horas.

9Depois de 2 horas, retire a massa da geladeira e modele croquetes de aproximadamente 5 centímetros cada.

10Aqueça o óleo em fogo médio.

11Disponha o ovo ligeiramente batido com um garfo, a farinha de trigo e a farinha de rosca em recipientes rasos, separadamente.

12Em seguida, passe os croquetes primeiramente na farinha de trigo, depois no ovo, e por último na farinha de rosca.

13Frite no óleo já quente até que fiquem bem dourados e crocantes. Remova com uma escumadeira e disponha os croquetes em papel toalha para secar. Sirva quente.

Serve:

10