15 min.
35 min.
50 min.
Quase sem gordura, este bolo levíssimo é feito apenas com claras de ovos, sem as gemas. Durante o cozimento, ele desenvolve uma deliciosa crosta dourada que esconde o interior macio e branco. Nesta receita, é servido com creme e frutas vermelhas, porém é igualmente saboroso com pêssegos, mangas ou damascos suculentos.
Ingredientes:
- 115 g de farinha de trigo
- 85 g de açúcar de confeiteiro
- 8 claras de ovos graúdos, em temperatura ambiente
- 150 g de açúcar
- ¼ de colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de cremor de tártaro
- 1 colher (chá) de baunilha
Modo de preparo:
1Preaqueça o forno a 180°C. Peneire a farinha e o açúcar de confeiteiro num prato grande e reserve.
2Ponha as claras numa tigela grande e bata até espumarem. Acrescente o açúcar, o sal, o cremor de tártaro e a baunilha, e continue batendo até a mistura ficar no ponto de claras em neve.
3Peneire a mistura da farinha sobre as claras e revolva delicadamente com uma grande colher metálica até misturar tudo muito bem.
4Com uma colher, transfira a massa para uma forma redonda antiaderente com furo central, de 25 cm, certificando-se de que não se formem bolsões de ar. Asse por 35 minutos ou até o bolo ter crescido bem, estar dourado e macio ao toque.
5Vire o bolo de cabeça para baixo, ainda na forma, sobre uma grade e deixe esfriar. Quando estiver frio, passe uma faca comprida entre o bolo e as laterais da forma para soltá-lo e desenforme-o sobre um prato de servir. (O bolo pode se conservar por 1 a 2 dias, se embrulhado em filme plástico ou guardado num recipiente hermético.)
6Pouco antes de servir, misture os morangos, as framboesas e os mirtilos ou as cerejas. Coloque as frutas no centro do bolo. Sirva com o creme.
Serve:
10