10 min.
15 min.
265 min.
Um toque de conhaque torna esta mousse leve e cremosa especial para ser o primeiro prato de um jantar festivo. Escaldar os fígados com legumes e ervas, em vez de fritá-los, acentua o sabor, e o cream cheese acrescenta a cremosidade, função que seria tradicionalmente da manteiga, mas sem a gordura saturada.
Ingredientes:
- 250 g de fígados de galinha, bem limpos
- 1 cebola, bem picada
- 1 dente de alho, amassado
- 600 ml de caldo de legumes ou água
- Vários ramos de salsa
- Vários ramos de tomilho fresco
- 1 folha de louro
Modo de preparo:
1Ponha os fígados de galinha, a cebola e o alho numa panela e cubra com água ou caldo. Prepare um buquê garni com a salsa, o tomilho e o louro e coloque-o na panela. Leve a panela ao fogo e deixe ferver lentamente, retirando a espuma que se formar na superfície, conforme a necessidade; depois baixe o fogo e deixe cozinhar por 5 a 8 minutos ou até os fígados estarem cozidos, porém ainda ligeiramente rosados no interior, ao se cortar um deles.
2Escorra o caldo e descarte o buquê garni. Coloque os fígados, a cebola e o alho no processador de alimentos. Acrescente 1 colher de sopa de cream cheese, o vinagre e o conhaque, batendo até obter uma pasta homogênea, adicionando ½ colher de sopa de cream cheese, se necessário, para obter uma textura mais leve. Tempere a gosto e junte os grãos de pimenta. Outra opção é colocar os fígados, a cebola e o alho numa tigela e amassá-los com um garfo, formando um pasta de textura heterogênea. Acrescente o cream cheese, o vinagre e o conhaque e misture bem, temperando em seguida e acrescentando os grãos de pimenta.
3Com uma colher, coloque a mousse numa tigela de servir, ou em tigelinhas individuais, e alise a superfície. Salpique uma camada de salsa bem picadinha. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou, de preferência, de um dia para o outro.
4Antes de servir, deixe que a mousse fique à temperatura ambiente. Sirva com torradas quentes.
Serve:
4