Preparo:
30 min.
Cozimento:
10 min.
Pronto em:
120 min.

Estes pãezinhos são deliciosos assim que saem do forno, ainda mornos. São um ótimo acompanhamento para sopas, pastas e patês. Já frios, podem ser cortados ao meio e recheados: experimente queijo de cabra com legumes grelhados e cebola-roxa; carne e legumes grelhados; ou pasta de grão-de-bico e salada crua.

Ingredientes:

  • 450 g de farinha de trigo branca
  • 1 colher (chá) de sal
  • ½ colher (chá) de açúcar
  • 7 g de fermento biológico seco instantâneo
  • 300 ml de água morna, ou conforme a necessidade

Modo de preparo:

1Numa tigela, peneire a farinha de trigo e o sal, depois junte o açúcar e o fermento. Faça um buraco no centro da farinha e despeje nele bastante água morna para obter uma massa mole.

2Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Ponha a massa numa tigela levemente untada e cubra-a com um pano de prato. Deixe-a fermentar num local aquecido por 1 a 1½ hora ou até ter dobrado de volume.

3Devolva a massa crescida à superfície de trabalho levemente enfarinhada e insira o punho fechado, como se desse um soco. Depois sove-a novamente por 2 a 3 minutos. Divida-a em 10 pedaços e modele-os como bolas. Abra cada bola, formando um pão oval com cerca de 5 mm de espessura. Deixe-os na superfície enfarinhada para que cresçam em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos.

4Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 230ºC. Ponha no forno 3 tabuleiros antiaderentes (ou 3 tabuleiros enfarinhados) para aquecê-los por cerca de 5 minutos. Disponha os pãezinhos árabes nos tabuleiros quentes e asse-os por 8 a 10 minutos ou até estarem firmes e dourados.

5Coloque-os numa grade metálica para esfriar. Sirva-os quentes ou esquente-os na grelha ou na torradeira, se necessário. O pão árabe é melhor se for consumido no dia em que foi feito, mas pode ser conservado por 1 a 2 dias, embrulhado em papel-alumínio.

Serve:

10