Preparo:
60 min.
Pronto em:
60 min.

Rocambole recheado e coberto com chocolate que fica parecendo um tronco de árvore. Vai deixar a sua ceia de Natal linda!

Ingredientes:

  • 4 ovos (claras e gemas separadas)
  • 125 g de açúcar
  • 60 g de manteiga, amolecida
  • 100 g de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de água morna
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

1Bolo: Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Unte ligeiramente e forre uma assadeira grande com papel manteiga. Unte também o papel manteiga em seguida.

2Bata as gemas com o açúcar até ficar cremoso. Adicione a manteiga, a farinha, o fermento e a água morna e bata bem.

3Numa tigela separada, bata as claras em neve com o sal até formar picos firmes. Misture delicadamente e aos poucos as claras às gemas. Despeje a massa na assadeira e espalhe uniformemente.

4Leve ao forno e asse por 12 minutos. Quando estiver pronto, espere por 3 minutos e delicadamente vire o bolo numa superfície coberta com papel manteiga. Enrole como um rocambole com o papel manteiga e reserve.

5Recheio e cobertura: Derreta o chocolate em banho-maria e reserve. Numa tigela, bata a manteiga até formar um creme. Adicione o açúcar de confeiteiro aos poucos, batendo entre cada adição. Junte o chocolate derretido e misture bem.

6Montagem: Desenrole a massa de bolo delicadamente e espalhe uma camada fina de chocolate. Enrole novamente, usando o papel manteiga para ajudar.

7Corte uma das pontas do bolo na diagonal e reserve. Cubra todo o bolo com o chocolate e coloque a fatia reservada sobre o bolo, em algum lugar perto do centro, para ficar parecendo um pedaço de tronco. Cubra com o chocolate restante.

8Passe um garfo sobre toda a extensão do bolo para dar o efeito de casca de árvore. Polvilhe chocolate em pó e sirva.

Serve:

8