120 min.
600 min.
Receita típica nordestina, esse cozido é econômico pois não usa carnes nobres. Prepare o quiabo separadamente para ter melhores resultados, ou se não gostar de quiabo, deixe-o de fora.
Ingredientes:
- 2 kg de feijão mulatinho
- 1/2 kg de carne seca
- 1 pé de porco salgado
- 1/2 kg de costela de porco salgada
- 200 g de toucinho fresco
- 2 cebolas picadas
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 maço de coentro verde picado
- 1 maço de cebolinha picada
- 1 colher (chá ) de cominho
- 1 kg de abóbora verde
- 1 maço de couve-manteiga
- 1/2 kg de quiabo verdinho
Modo de preparo:
1Deixe o feijão de molho de véspera. No dia de fazer o prato, cozinhe o charque e o pé de porco. Quando começar a amaciar, adicione a costela e o feijão.
2Noutra panela frite o toucinho fatiado bem fino com a cebola, o alho, o coentro, a cebolinha e o cominho. Junte ao feijão.
3Corte a abóbora em pedaços médios, rasgue a couve e adicione ao feijão.
4Prepare o quiabo antes de juntá-lo ao feijão, pois sua baba quase nunca é apreciada e compromete o prato.
5Lave os quiabos em água fria e seque bem, um a um. Corte em rodelas de 2 cm, desprezando as pontas. Coloque óleo numa panela e, em fogo alto, coloque os quiabo e vá mexendo com uma colher de pau.
6Aos poucos a baba irá desaparecendo. Apresse o procedimento, colocando um pouco de vinagre. Continue mexendo.
7O quiabo deve ficar sem a baba, mas úmido e crocante. Cuidado para não fritar demais. Em seguida, junte-o ao feijão.
8Deixe cozinhar mais um pouco, mexendo de vez em quando. Tire da panela, passe para um travessa funda e sirva com arroz branco e molho de pimenta.