Preparo:
20 min.
Cozimento:
30 min.
Pronto em:
110 min.

Este pão de passas enriquecido com leite é gostoso puro ou com um pouco de mel ou geleia. Também fica maravilhoso torrado no café da manhã, quando o aroma suave de canela quente nos inspira a começar bem o dia.

Ingredientes:

  • 450 g de farinha de trigo integral
  • 1½ colher (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de canela em pó
  • 7 g de fermento biológico seco instantâneo
  • 115 g de passas

Modo de preparo:

1Unte e enfarinhe levemente uma forma para pão com capacidade para 900 g. Numa tigela grande, peneire a farinha de trigo, o sal e a canela. Acrescente o fermento, as passas e o açúcar, e faça um buraco no centro.

2Numa panela, aqueça em fogo baixo o leite e a manteiga até esta derreter e o leite ficar morno. Despeje no buraco feito nos ingredientes secos e adicione o ovo batido. Misture tudo até obter uma massa mole.

3Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Modele a massa e coloque-a na forma já preparada. Cubra com filme plástico untado ou um pano de prato limpo e deixe fermentar num local aquecido por cerca de 1 hora ou até ter dobrado de volume.

4Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 220°C. Descubra o pão e pincele-o com leite. Asse por 30 minutos ou até obter um som oco ao bater com os dedos na base do pão, depois de tirá-lo da forma. Se, próximo ao fim do tempo de cozimento, o topo estiver escurecendo muito, cubra o pão com papel-alumínio.

5Ponha o pão numa grade metálica e deixe esfriar. Conserva-se por 2 a 3 dias embrulhado em papel-alumínio.

Serve:

1