Preparo:
15 min.
Cozimento:
75 min.
Pronto em:
90 min.

A batata-doce é muito saborosa e tem mais fibra do que a batata-inglesa. A batata assada e o alho assado, deixam o purê com muito mais gosto. Experimente servir o purê com carnes ensopadas ou assadas.

Ingredientes:

  • 4 batatas-doces
  • 2 cabeças de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) (30 g) de manteiga (à temperatura ambiente)
  • 3/4 xícara (180 g) de sour cream (creme azedo – ver nota)
  • 1/2 xícara (130 g) de cream cheese (queijo cremoso) light
  • 1/2 colher (chá) de pimenta-caiena (opcional)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

1Preaqueça o forno a 200 ºC.

2Com um garfo ou com uma faca de ponta, faça vários furos na batata-doce; reserve. Corte a parte de cima da cabeça do alho, para que os dentes de alho fiquem à mostra. Pincele os dentes de alho com azeite. Embrulhe cada cabeça de alho com um pedaço de papel alumínio.

3Coloque a batata-doce e o alho diretamente sobre a grade do forno. Deixe que assem por aproximadamente 1 hora, retire a batata-doce assim que ela estiver macia e também retire as cabeças de alho depois de estarem prontas e coradas.

4Descasque a batata-doce e coloque-a em uma tigela. Esprema os dentes de alho, um a um, dentro da tigela. Em seguida, acrescente a manteiga, o sour cream, o cream cheese e a pimenta-caiena. Amasse até obter um purê. Ponha sal e pimenta a gosto. Coloque o purê num tabuleiro e nivele bem. Leve-o ao forno por aproximadamente 15 minutos para esquentar.

Serve:

8