Preparo:
30 min.
Cozimento:
10 min.
Pronto em:
40 min.

Um prato de entrada que irá impressionar os seus convidados nas festas de verão. Use tomates bem maduros, um bom azeite e um bom queijo para que a sopa fique ainda mais gostosa.

Ingredientes:

  • 18 tomates cortados
  • 6 folhas de manjericão fresco, bem picadas
  • 2-8 colheres (sopa) de azeite extra-virgem, ou como necessário
  • Sal e pimenta do reino moída a gosto
  • 50 g de queijo parmesão ralado na hora
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite

Modo de preparo:

1Usando o liquidificador, o processador de alimentos ou um mixer de mão, bata o tomate com o manjericão até atingir a consistência de um purê. Pouco a pouco vá adicionando o azeite. Se você estiver batendo o tomate em pequenas quantidades também acrescente uma quantidade de azeite pequena de cada vez.Tempere com sal e com a pimenta-do-reino moída. Não utilize muito sal, pois o sorvete de queijo parmesão já é mais salgado. Leve o creme à geladeira enquanto o sorvete é preparado.

2Em uma panela, em fogo médio, aqueça o creme de leite. Misture o queijo parmesão ralado na hora e continue mexendo até que o queijo esteja derretido e bem misturado. Tempere com uma pitada de pimenta-do-reino e coloque em uma vasilha de metal para que esfrie mais rápido. Quando o creme de queijo estiver um pouco mais frio, leve-o para o congelador.

3Tire os tomates da geladeira e passe-os em uma peneira para que a pele e alguma semente restante seja separada. O resultado deve ser um líquido cremoso e não um suco de tomate.

4Sirva a sopa fria em pequenas tigelas ou xícaras grandes. Na hora de servir, faça bolinhas com o sorvete de queijo e coloque-as em cada porção.

Serve:

6