Preparo:
10 min.
Cozimento:
20 min.
Pronto em:
30 min.

Este é um prato tradicional liguriano, normalmente preparado com batata, vagem e favas pequenas. Nesta receita, os brócolis e a abobrinha aumentam o teor de legumes verdes. O molho pesto usado aqui é mais leve que a maioria, mas ainda é maravilhosamente saboroso.

Ingredientes:

  • 600 g de batatinhas, cortadas ao meio ou em quartos
  • 225 g de brócolis, cortados em pequenos buquês
  • 75 g de favas debulhadas, de preferência sem a casca, 340-400 g com a vagem
  • 170 g de vagens finas, com as extremidades aparadas
  • 2 abobrinhas, cortadas em pedaços pequenos
  • 300 g de massa tubular ou oca, como casarecce (rolinhos finos), gemelli (espirais finas) ou orecchiette (orelhinhas)
  • Ramos de manjericão fresco para decorar

Modo de preparo:

1Cozinhe as batatas em água fervente por cerca de 15 minutos ou até ficarem cozidas, mas sem estarem macias demais. Acrescente os brócolis, as favas, a vagem e a abobrinha, e ferva por mais 5 minutos.

2Enquanto isso, cozinhe a massa em água fervente por 10 a 12 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente.

3Prepare o molho pesto enquanto os legumes e a massa estão cozinhando. Bata em um pilão o alho com uma pitada de sal e os pinoli. Acrescente o manjericão e continue a bater até obter uma pasta verde, depois junte o queijo parmesão e o azeite. Por fim, bata os tomates. Outra opção é preparar o molho no processador de alimentos ou no liquidificador: ponha todos os ingredientes, exceto o azeite, no recipiente apropriado e bata até obter uma pasta, depois, acrescente o azeite aos poucos, com o motor em funcionamento.

4Escorra a massa e os legumes, e depois misture-os. Por cima, jogue o molho pesto, decore com ramos de manjericão, espalhando-os no topo, e sirva em seguida.

Serve:

4