Preparo:
45 min.
Cozimento:
75 min.
Pronto em:
120 min.

As batatas com casca são normalmente fritas, mas ficam crocantes e saborosas quando pinceladas com uma mistura de azeite de oliva e manteiga, e depois levadas ao forno. Nesta receita, as batatas recebem o recheio de queijo alouette natural com ervas, salmão defumado e endro, compondo um lanche especial e nutritivo.

Ingredientes:

  • 8 batatas pequenas próprias para assar, cerca de 200 g cada
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
  • 20 g de manteiga
  • 125 g de salmão defumado
  • 1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de preparo:

1Preaqueça o forno a 200ºC. Lave bem as batatas, escovando-as, e seque-as em toalha de papel. Use espetos metálicos para firmá-las — esse procedimento ajudará a cozinhá-las mais rapidamente. Pincele a casca das batatas com uma colher de sopa de azeite e polvilhe um pouco de sal. Arrume-as num tabuleiro e asse por 1 a 1¼ hora ou até ficarem macias.

2Retire as batatas dos espetos e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Retire um pouco da polpa, deixando, perto da casca, uma camada de batata de cerca de 1 cm. (Use a polpa de batata retirada para fazer bolinhos de peixe ou para um escondidinho.) Corte cada pedaço ao meio, no sentido do comprimento, e coloque-os, com a polpa para cima, num tabuleiro grande e limpo.

3Derreta a manteiga com a colher de sopa de azeite de oliva restante e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Delicadamente pincele essa mistura na polpa das batatas com a casca. Leve novamente ao forno e asse por mais 12 a 15 minutos ou até as batatas ficarem douradas e crocantes.

4Enquanto isso, corte o salmão em tiras finas e borrife-o com o suco de limão. Misture numa tigela o queijo alouette, as alcaparras e o endro picado, juntando, em seguida, o salmão.

5Deixe as cascas de batata esfriarem por 1 a 2 minutos e depois recheie cada uma com um pouco do recheio de salmão e queijo alouette®. Decore cada uma com um raminho de endro fresco e sirva ainda quente.

Serve:

8