Preparo:
10 min.
Cozimento:
25 min.
Pronto em:
35 min.

Essa salada elegante e sofisticada é feita com maionese caseira. Veja a dica abaixo da receita de como bater a maionese.

Ingredientes:

  • 1 kg de aspargos brancos
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • Sal
  • 200 g de presunto defumado
  • 1/2 ramo de salsa
  • 1 dente de alho

Modo de preparo:

1Lave os aspargos e descasque-os de uma ponta à outra. Remova a ponta endurecida. Numa panela grande, ferva bastante água com o açúcar e uma boa pitada de sal. Cozinhe os aspargos por 18 a 25 minutos, dependendo da espessura, até ficarem al dente. Retire os aspargos, deixe escorrer e guarde-os no forno preaquecido para se manterem mornos até a hora de servir.

2Corte o presunto em tiras de cerca de 2 cm, descartando a borda de gordura. Cubra uma travessa ou saladeira com as tiras. Lave a salsa, agite até secar e pique bem as folhas.

3Descasque o alho, pique-o e passe pelo moedor. Acrescente 1/2 colher (chá) de sal e, com um socador, amasse o alho até obter uma pasta.

4Coloque a gema do ovo numa tigela para preparar a maionese. Acrescente o alho e 1/2 colher (sopa) de suco de limão, e misture tudo com a batedeira elétrica até obter um creme espesso.

5Em seguida, adicione o azeite ao creme de gema, acrescentando de início apenas algumas gotas e aumentando o fluxo do azeite lentamente. Por fim, adicione o iogurte e 1/2 colher (sopa) de suco de limão, e mexa bem. Tempere a maionese com sal e pimenta.

6Arrume os aspargos mornos e escorridos sobre as tiras de presunto e cubra com a maionese. Polvilhe a salada com a salsa. Para acompanhar, pão branco fresco ou batatas cozidas com casca.

Serve:

4