Preparo:
14 min.
Cozimento:
06 min.
Pronto em:
50 min.

O suco de laranja dá um sabor refrescante a este molho tipo salsa mexicana, feito com tomate e pimentão. Como a salsa pode ser preparada com bastante antecedência e as postas de peixe-espada levam apenas alguns minutos para ficarem cozidas, este é um prato muito rápido de ser feito, ideal para quando você tiver convidados. Sirva acompanhado de palitos de biscoito com gergelim ou pão.

Ingredientes:

  • 4 postas de peixe-espada, com cerca de 1 cm de espessura e 140 g cada uma
  • 1 ½ colher (chá) de azeite de oliva extravirgem
  • 250 g de folhas de espinafre
  • 2 abobrinhas, raladas no ralo grosso
  • 1 colher (sopa) de salsinha picada

Modo de preparo:

1Prepare a salsa pelo menos 20 minutos (ou até 8 horas) antes de servir. Raspe a casca da laranja e esprema 4 colheres de sopa de suco. Coloque as raspas e o suco numa tigela grande e adicione o tomate, a cebolinha-verde, o pimentão, o cominho, o azeite e a pimenta-malagueta. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture, tampe e leve à geladeira.

2Preaqueça o forno em temperatura alta. Pincele ligeiramente as postas de peixe com um pouco do azeite e arrume-as na grade da grelha. Asse por 2 ½ minutos, a cerca de 7,5 cm do calor. Vire as postas, pincele com o restante do azeite e asse por mais 2 ½ a 3 minutos ou até que as bordas estejam levemente chamuscadas e o peixe esteja firme. Não cozinhe demais, ou o peixe-espada ficará duro e seco. Retire da grelha e deixe esfriar um pouco.

3Enquanto isso, coloque numa tigela as folhas de espinafre, a abobrinha e a salsinha, e misture. Distribua por 4 pratos.

4Acrescente o coentro à salsa. Parta o peixe em pedaços pequenos, junte ao molho e misture delicadamente, com cuidado para não desmanchar o peixe. Arrume o peixe sobre a salada de espinafre e sirva.