40 min.
40 min.
Uma salada saudável de macarrão gravatinha, vagens, presunto e segurelha, com molho cremoso à base de creme de leite.
Ingredientes:
- 300 g de massa tipo gravatinha
- Sal
- 400 g de vagem-macarrão verde ou amarela
- 6 ramos de segurelha
- 1 cebola pequena
- 250 g de presunto cozido picado em cubos
Modo de preparo:
1Cozinhe a massa em bastante água com sal, segundo as instruções da embalagem. Escorra, passe rapidamente por água fria e reserve.
2Lave as vagens, retire os fiapos e corte-as ao comprido. Ponha-as numa panela com 3 ramos de segurelha e ½ colher (chá) de sal. Cubra-as com cerca de 150 ml de água, tampe e cozinhe por 12 a 15 minutos em fogo brando. Deixe esfriar ainda na água.
3Descasque e pique a cebola em cubinhos. Descarte a gordura das extremidades do presunto e corte-o em tirinhas finas. Lave, retire as folhinhas dos 3 ramos restantesde segurelha e pique-as. Escorra a vagem, reservando a água do cozimento.
4Misture numa travessa grande o macarrão, a vagem, a cebola picadinha e o presunto. Para o molho, junte o creme de leite azedo, 2 ou 3 colheres (sopa) da água do cozimento da vagem, o óleo de canola, 1 colher (sopa) de vinagre de ervas, sal, pimenta, a páprica em pó e a segurelha picada. Misture até ficar cremoso.
5Lave os rabanetes e corte cada um deles em quatro. Regue a salada com o molho, misture e decore com os rabanetes cortados.
Serve:
4