45 min.
40 min.
85 min.
Quando se faz um gratinado como este, é importante pensar em como os legumes vão ser cozidos, na quantidade de líquido que vão liberar e se vão conservar sua forma após o cozimento. Uma mistura de raízes e legumes permite um resultado de textura agradável e fornece boa quantidade de nutrientes.
Ingredientes:
- 450 g de batatas pequenas, cortadas ao meio
- 600 g abóbora
- 150 ml de sidra seca
- 300 ml de caldo de legumes fervente, de preferência feito em casa
- 1 raminho de alecrim fresco
- 1 cebola roxa grande, cortada em rodelas finas
Modo de preparo:
1Preaqueça o forno a 180ºC. Coloque as batatas em uma panela média, adicione água fervente o bastante para cobri-las e deixe tornar a ferver. Cozinhe por 15 minutos, ou até que estejam macias, e escorra.
2Enquanto isso, prepare a abóbora. Tire as sementes e as fibras, descasque e corte a polpa em cubos de 2,5 cm. Coloque em uma panela e adicione a sidra e o caldo de legumes. Junte o alecrim. Leve à fervura, tampe parcialmente a panela e cozinhe por 15 minutos. Acrescente a cebola e continue a cozinhar por 10 minutos. Retire o alecrim e tempere a gosto.
3Corte as batatas em fatias e arrume metade delas no fundo de uma forma refratária com capacidade para 2 litros. Sobre elas coloque metade das rodelas de tomate e por cima espalhe metade da folhas de orégano. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino e salpique metade do queijo.
4Coloque por último a abóbora cozida, com o líquido do cozimento. Complete com as batatas, os tomates e o orégano restantes. Misture o queijo que sobrou e a farinha de rosca, e polvilhe os legumes.
5Leve ao forno por 35-40 minutos ou até que esteja crocante e dourado por cima. Sirva muito quente, acompanhado de salada fresca e pão.
Serve:
4