Preparo:
20 min.
Cozimento:
360 min.
Pronto em:
380 min.

Essa receita é para as pessoas que preferem fazer do que comprar pronto! Quando você lê a receita, acha que ela é muito trabalhosa, mas ela não é. O que você tem que fazer é deixar a tigela do iogurte na água morna, e de vez em quando, verificar a temperatura da água. O iogurte faz o seu próprio trabalho – como o pão que cresce. Eu aproveito esse tempo para fazer outras coisas em casa. Não se assuste – é realmente muito fácil.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite semidesnatado
  • 4 colheres (sopa) de leite em pó
  • 3 colheres (sopa) de iogurte natural

Modo de preparo:

1Coloque uma panela no fogão e dentro dela coloque 5 potes de vidro de 250 ml e estéreis. Encha a panela com água, deixando os potes cobertos até a altura da boca. Acenda o fogo e deixe-o baixo. O objetivo é manter a temperatura da água entre 43 e 46 ºC durante 4 a 6 horas. Verifique a temperatura da água periodicamente com um termômetro culinário.

2Enquanto isso, em uma outra panela grande ponha o leite e o leite em pó. Leve ao fogo médio e mexa para dissolver o leite em pó. Esquente o leite até quase ferver, ele deve chegar a 82 ºC. Use um termômetro culinário para medir a temperatura. Tire a panela do fogo e deixe-a dentro de uma vasilha cheia de água gelada (como um banho de gelo). Espere esfriar até a temperatura diminuir e chegar a 45 ºC.

3Quando atingir a temperatura (45 ºC), misture 250 ml do leite com o iogurte natural. Quando estiver bem misturado coloque junto com o restante do leite.

4Despeje o leite com o iogurte nos potes que estão na panela com água. Encha os potes até 1 cm da boca. A água deve fazer a quantidade de iogurte aumentar. Cozinhe o iogurte destampado e respeitando a temperatura de 43 a 46 ºC durante 4 a 6 horas. Eu gosto de cozinhar por 6 horas. Não misture ou mexa no iogurte enquanto ele está no fogo, mesmo se tiver vontade. Isso pode deixar o iogurte aguado.

5Quando o tempo de cozimento estiver terminando, verifique se o iogurte está firme. O iogurte estará pronto quando estiver firme e formando uma camada amarelada por cima. Tire os potes da água e seque eles. Vede os potes com as tampas e os anéis de borracha limpos. Eles duram de 1 a 2 semanas na geladeira.

6Lembre-se de guardar um pouco de iogurte para a próxima vez que fizer a receita. Com o tempo o iogurte começa a ficar mais fraco, (como se estivesse tirando uma cópia da cópia). Depois da quarta ou da quinta vez, talvez seja necessário comprar iogurte. Lembre-se de comprar iogurte com culturas ativas vivas. Boa sorte!

Serve:

5