15 min.
45 min.
60 min.
Uma ótima substituição para o suflê de batatas.
Ingredientes:
- 1 maço de espinafre
- 2 ½ colheres (sopa) de manteiga
- ¼ xícara de cebola picada
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 ½ xícara de leite
- Sal e pimenta a gosto
- 6 ovos (separe as gemas das claras)
- 1/3 xícara de queijo tipo parmesão ralado
Modo de preparo:
1Limpe e lave bem o espinafre. Escorra e em seguida, coloque-o em uma panela sem água, pois a água das folhas é suficiente para cozinhá-lo. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até ferver.
2Aumente o fogo e cozinhe de 5 a 10 minutos. Caso o espinafre seque muito, você pode adicionar uma ou duas colheres (sopa) de água. Em seguida, escorra-o bem apertando com as mãos e pique-o finamente.
3Em uma panela grande, derreta a manteiga, adicione a cebola e refogue por 5 minutos em fogo médio. Adicione a farinha de trigo, mexendo bem. Cozinhe por cerca de 3 minutos e adicione o leite aos poucos, e o sal. Mexa bem para não empelotar.
4Enquanto o creme engrossa, bata ligeiramente as gemas com um grafo em em recipiente pequeno. Junte uma concha do creme às gemas, misturando vigorosamente para não cozinhar as gemas.
5Aos poucos, adicione a mistura de gemas ao creme, mexendo rapidamente. Cozinhe em fogo médio até engrossar, mas sem deixar ferver.
6Retire do fogo e acrescente pimenta a gosto, o espinafre e o queijo ralado. Mexa tudo muito bem e deixe esfriar.
7Preaqueça o forno a 190º C.
8Enquanto isso, em uma batedeira, bata as claras em neve e junte-as à mistura de espinafre, mexendo delicadamente de cima para baixo.
9Unte somente o fundo de uma forma para suflê e adicione a mistura. Leve para assar por aproximadamente 40-45 minutos ou até que o suflê esteja bem crescido e dourado.
10Sirva ainda quente e enquanto está crescido.
Serve:
6