Preparo:
720 min.
Cozimento:
20 min.
Pronto em:
740 min.

Quando morou na Bahia, Enny Damasceno, de Olinda (PE), fez questão de conhecer a culinária local. “Observava as pessoas fazendo as receitas típicas e procurava ser fiel aos ingredientes e preparo originais”, recorda ela. “Este acarajé, portanto, é legítimo!”

Ingredientes:

  • 500 g de feijão-fradinho
  • 1 cebola média picada
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

1Para a massa, deixe o feijão de molho por 12 horas. Escorra o feijão e esfregue bem os grãos para soltar a casca. Bata-o no liquidificador com a cebola e o sal. Molde os acarajés com a ajuda de 2 colheres de sopa e frite-os numa frigideira funda, em 2 xícaras (chá) de azeite-de-dendê, até que fiquem bem dourados. Escorra-os em papel-toalha e reserve.

2Para o recheio, bata no liquidificador a pimenta-malagueta e metade dos camarões. Numa panela, refogue a cebola no azeite-de-dendê, acrescente o camarão batido com a pimenta e os camarões restantes, misturando bem. Se achar necessário, acrescente sal. Reserve.

3Corte ao meio os acarajés, abrindo-os sem separar as metades, e recheie com o creme de camarão. Se desejar, recheie com vatapá e camarões.

Serve:

25