Preparo:
35 min.
Cozimento:
25 min.
Pronto em:
225 min.

Pãezinhos individuais com várias frutas secas como peras, ameixas, figos, damascos, além de nozes variadas como amêndoas, avelãs e castanha de caju.

Ingredientes:

  • 400 g de farinha de trigo branca
  • ½ colher de chá de sal
  • 2 colheres (chá) de temperos variados em pó (cravo, canela)
  • ½ de colher (chá) de noz-moscada
  • 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo, cerca de 7 g
  • 85 g de damascos secos, grosseiramente picados

Modo de preparo:

1Numa tigela, misture a farinha de trigo com o sal, os temperos, a noz-moscada e o fermento. Acrescente as frutas picadas e as nozes e mexa bem. Adicione a água e misture com as mãos até obter uma massa de textura macia.

2Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos. Ponha a massa numa tigela grande untada, cubra-a com um pano de prato úmido e deixe fermentar num local aquecido por 1½ a 2 horas, até ter dobrado de volume.

3Devolva a massa crescida à superfície de trabalho e amasse, fazendo-a voltar a seu volume original. Sove delicadamente a massa, divida a massa em 12 porções iguais. Modele-as, formando bolas, e arrume-as, deixando bastante espaço entre elas, sobre tabuleiros untados. Deixe crescer por cerca de 45 minutos ou até dobrarem de tamanho.

4Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 200°C. Descubra os pães e asse-os por 25 minutos ou até estarem dourados e produzirem um som oco quando você bater com os dedos na sua base. Cubra-o com papel-alumínio se estiver escurecendo demais. Coloque-os numa grade metálica e deixe esfriar. Conserva-se por até 5 dias.

Serve:

12