Preparo:
30 min.
Cozimento:
15 min.
Pronto em:
45 min.

Nesta receita, marinam-se pequenos pedaços magros de peru com vinho e ervas para deixá-los suculentos e saborosos, depois colocam-se esses pedaços em espetos para grelhar ou assar na brasa. Um condimento colorido de legumes crus fornece bastante vitamina C, assim como um delicioso contraste de sabores.

Ingredientes:

  • 450 g de filé de peito de peru sem pele
  • 3 dentes de alho, picados
  • 1½ colher (sopa) de suco de limão
  • 2 colheres (sopa) de vinho branco seco
  • 1 colher (sopa) de sálvia fresca picada ou 2 colheres (chá) da mesma erva desidratada, esfarelada
  • 1 colher (sopa) de alecrim fresco, picado
  • 1½ colher (chá) de folhas de tomilho fresco ou ½ colher (chá) de tomilho em pó
  • 1 colher (chá) de sementes de erva-doce, ligeiramente amassadas

Modo de preparo:

1Corte o peru em 24 pedaços, cada um com cerca de 5 × 2 cm. Misture os pedaços de peru com 2 dos dentes de alho picados, 1 colher de sopa de suco de limão, o vinho, a sálvia, o alecrim, o tomilho, a erva-doce, 2 colheres de sopa de azeite de oliva e temperos. Misture tudo, de modo que todos os pedaços de frango fiquem cobertos pela mistura de ervas. Deixe marinar por 10 minutos a 1 hora, conforme a disponibilidade de tempo.

2Enquanto isso, prepare o condimento. Numa tigela, ponha o pimentão vermelho, o funcho em cubos, as azeitonas em cubos ou em pasta, o restante do alho, ½ colher de sopa de suco de limão e ½ colher de sopa de azeite. Tempere a gosto. Misture bem e reserve.

3Preaqueça a grelha em fogo alto, ou prepare o carvão para assar na brasa. Espete os pedaços de peru nos talos de alecrim, se os usar, ou em espetos, e por cima de cada um deles ponha uma cebola.

4Grelhe ou asse na brasa os espetinhos por cerca de 15 minutos ou até estarem totalmente cozidos e os pedaços de peru, ligeiramente dourados em algumas áreas. Vire os espetos e pincele freqüentemente com o restante da marinada. Sirva os espetinhos quentes, com o condimento de pimentão.

Serve:

4