20 min.
35 min.
55 min.
Use esta receita como um guia básico para assar legumes, como batatas ou pastinacas, ou para um excelente prato de raízes variadas. Sirva-os em quantidades generosas com ave ou carne assada, mas lembre-se de que também são deliciosos acompanhando pratos vegetarianos e peixe assado.
Ingredientes:
- 1 kg de raízes, como batata, batata-doce, cenoura, pastinaca, rutabaga e couve-rábano
- 230 g de chalotas ou cebolinhas-brancas
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 colher (chá) de sal grosso
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grão, amassada
- Alguns ramos de tomilho fresco
- Alguns ramos de alecrim fresco
- Ramos de tomilho ou alecrim fresco para decorar (opcional)
Modo de preparo:
1Preaqueça o forno a 220ºC. Escove ou descasque as raízes, conforme o tipo e a sua preferência. Corte as batatas maiores ao meio ou em quatro. Corte as cenouras ou pastinacas maiores ao meio, no sentido do comprimento, e depois novamente ao meio, transversalmente. Corte a rutabaga ou a couve-rábano em pedaços grandes (aproximadamente do mesmo tamanho das batatas). Deixe inteiras as chalotas ou as cebolinhas-brancas.
2Coloque as raízes em uma panela e cubra-as com água fervente. Deixe voltar a ferver, baixe o fogo e cozinhe por 5 a 7 minutos ou até que os legumes estejam ligeiramente cozidos, mas ainda não macios.
3Escorra os legumes e transfira-os para um tabuleiro. Pincele com o azeite e polvilhe com o sal e os grãos de pimenta. Acrescente os ramos de ervas e leve ao forno.
4Asse por 30 a 35 minutos ou até que as raízes estejam douradas, crocantes e macias, virando-as ocasionalmente. Sirva quente, decorado com os ramos de tomilho ou de alecrim, se desejar.
Serve:
4