Preparo:
10 min.
Cozimento:
40 min.
Pronto em:
50 min.

Um simples bolo de chocolate fácil e rápido! Fica fofinho e delicioso! Aprendi com a minha mãe, que, por sua vez, aprendeu com a mãe dela, e assim por diante.

Ingredientes:

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de (chá) de fermento químico em pó

Modo de preparo:

1Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC) e unte e enfarinhe uma forma.

2Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo, o açúcar, e o chocolate em pó. Acrescente o bicarbonato de sódio e o fermento químico em pó (se preferir, você pode usar farinha de trigo enriquecida com fermento, dispensando assim a colher de chá de fermento da receita).

3Junte o óleo e o ovos, mexendo bem. Por último, adicione a água fervente, aos poucos, para não cozinhar os ovos.

4Em uma forma previamente untada e enfarinhada, despeje a massa. Asse em forno preaquecido por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito.

5Atenção! Essa receita rende bastante, por isso certifique-se de usar uma tigela bem grande para misturar os ingredientes, e um forma também grande, para não escorrer massa para fora! O bolo cresce muito!

6O bolo por si só fica ótimo, mas se quiser, pode colocar uma cobertura. Eu costumo fazer um brigadeiro normal, ou uma ganache de chocolate (creme de leite e barra de chocolate derretidos em banho-maria para não queimar). Espere o bolo esfriar um pouco para cobri-lo.

Serve:

8