Preparo:
10 min.
Cozimento:
15 min.
Pronto em:
25 min.

Esse sanduíche delicioso e elegante é ótimo para o café da manhã ou o brunch (café da manhã e almoço em uma refeição só). Fiz algumas mudanças na receita tradicional francesa. Substituí o queijo Gouda pelo Gruyère e acrescentei um pouco de vinho branco ao molho de queijo. Para transformar esse sanduíche em croque madame, cubra-o com um ovo estrelado e uma pitada de pimenta.

Ingredientes:

  • 1/4 de xícara (55 g) de manteiga amolecida
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1/3 de xícara (80ml) de creme de leite
  • 1/4 de xícara (60 ml) de vinho branco seco
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 pitada de noz-moscada em pó

Modo de preparo:

1Derreta 1/4 de xícara de manteiga em uma panela pequena em fogo médio. Aos poucos, acrescente a farinha e mexa. Adicione pequenas porções de creme de leite e de vinho, alternadamente, mexendo após cada adição para engrossar o creme antes de acrescentar a quantidade seguinte. Tempere-o com sal, pimenta e noz-moscada. Derreta o queijo nesse creme, em pequenas quantidades, mexendo sempre. Reduza para fogo baixo e mantenha o molho aquecido até a hora de usá-lo.

2Coloque uma frigideira grande em fogo médio-alto. Espalhe 1/2 colher (chá) de manteiga em um lado de cada fatia de pão. Depois, espalhe cerca de ½ colher (sopa) de mostarda Dijon no lado oposto. Monte os sanduíches colocando quatro fatias na frigideira, com o lado da manteiga virado para baixo. Cubra cada uma com duas fatias de presunto dobradas para que possam caber no pão. Coloque colheradas da mesma quantidade de molho de queijo sobre o presunto, reservando um pouco do molho para usar mais tarde. Disponha as fatias de pão restantes, com o lado da mostarda virado para baixo, em cima do queijo e do presunto. Grelhe os sanduíches de ambos os lados até o pão dourar por inteiro. Coloque um pouco do molho de queijo sobre cada sanduíche antes de servi-los. Decore cada um com 1 colher (chá) de salsa.

Serve:

4