Preparo:
35 min.
Pronto em:
155 min.

Trata-se de uma salada refrescante com filés de arenque, que são deixados na geladeira por duas horas para marinar no molho de cítricos.

Ingredientes:

  • 2 laranjas grandes
  • 2 limões grandes
  • ½ molho de cebolinha
  • 6–8 filés de arenque
  • 50 ml de suco de laranja fresco

Modo de preparo:

1Descasque as laranjas e os limões com uma faca e retire a parte branca. Reserve o suco que escorrer das frutas. Corte os gomos de laranja e de limão e coloque-os em uma tigela.

2Lave a cebolinha, agite para secar e corte-a em aneizinhos. Reserve alguns (os mais claros) para decorar.

3Enxágue os filés de arenque e seque-os com papel-toalha. Em seguida, corte-os em pedaços de aproximadamente 4 cm e arrume-os com os gomos de laranja e limão numa travessa ou em 4 pratos.

4Para o vinagrete, junte numa tigela o suco recolhido ao cortar a laranja e o limão, os 50 ml de suco de laranja e as 2 colheres (sopa) de suco de limão, o vinagre, o óleo, sal e pimenta-rosa, e bata bem com um batedor de ovos. Regue a salada com este molho, cubra e deixe marinar na geladeira por 2 horas.

5Tire a salada da geladeira e deixe-a voltar à temperatura ambiente. Decore com os aneizinhos de cebolinha e as folhas de erva-cidreira na hora de servir. Acompanhe com pão integral escuro ou de centeio.

Serve:

4