15 min.
30 min.
45 min.
Sugestão de vinho: Lambrusco Menestrello Internacional – produzido com cepas Lambrusco, Moscato Trebbiano e Garganega. Vinho branco, suave. Ótimo para ocasiões especiais !!!!!
Ingredientes:
- 2 dentes de alho
- 1 cebola média cortada em cubos pequenos
- 4 tomates médios
- 1 pimentão pequeno
- 2 colheres (sopa) de salsa cortada
- 2 colheres (sopa) de cheiro-verde cortado
Modo de preparo:
1Em uma panela de preferência de Teflon coloque os 2 dentes de alho amassados com um fio de azeite para dourar.
2Quando o alho estiver frito, coloque os ingredientes abaixo: cebola, tomates, pimentão, salsa, cheiro-verde, coentro, sal e 200 ml de azeite.
3Deixe refogar bem até que o tomate, a cebola e o pimentão estejam bem cozidos e o tomate esteja se desfazendo como um molho desses tradicionais. Neste momento acrescente os 200ml de água e deixe refogar um pouco mais…
4Dica: É importante que o molho, com todos os ingredientes não esteja muito consistente como um molho de macarronada, por exemplo, por causa do próximo passo que é o cozimento do arroz.
5Quando o molho estiver bem cozido coloque o camarão e deixe refogar por uns 15 minutos ou mais. Acrescente mais 100ml de azeite. Normalmente o camarão solta um pouco de água, é normal e bom por que ajuda no cozimento (identificamos o camarão bem cozido quando ele estiver bem enroscado e tiver diminuído de tamanho).
6Após o camarão cozido, acrescentamos mais 100ml de azeite, colocamos o arroz e deixamos cozinhar com a panela semi tampada por mais ou menos uns 15 minutos.
7OBS 1: Conforme o gosto de cada um o risoto pode ser com mais “caldo”, eu particularmente prefiro aquele ponto do tipo arroz “unidos venceremos”. Para dosar este gosto deve-se observar a água durante o cozimento do arroz.
8OBS 2: Sempre importante, a cada passo experimentar o camarão e o arroz para ver se estão bem cozidos.
9OBS 3: Se você gosta de um arroz “aldente” sirva logo que estiver neste ponto, se quiser um arroz tradicional, enquanto o risoto ainda cozinha, ao sentir que o arroz esta quase cozido, desligue o fogo, tampe a panela e use aquele método da vovó de cobrir a panela com um pano de prato para que o arroz termine de cozinhar no seu próprio vapor.
10OBS 4: Ao ir a mesa não deixe a panela tampada 100% por que o arroz acaba de absorver o liquido e o risoto ficará seco.
Serve:
2