30 min.
30 min.
60 min.
As panelas para cozinhar no vapor são muito práticas no preparo deste prato — você pode empilhá-las, de forma que tudo possa ser cozido no vapor ao mesmo tempo. O calor úmido garante que o peixe não fique ressecado. Se usar caldo de peixe em cubos, prepare o caldo com o dobro de água, pois ele absorverá bastante o tempero da marinada.
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
- 1 colher (sopa) de molho de soja claro light
- ½ colher (chá) de óleo de gergelim torrado
- 1 dente de alho, bem picado
- 1 colher (sopa) de xerez seco, vinho branco seco ou vermute
- 4 filés de robalo, com 3,5 cm de espessura, cerca de 140 g cada
- 700 ml de caldo de peixe
Modo de preparo:
1Prepare a marinada. Numa tigela, misture o gengibre, o molho de soja, o óleo de gergelim, o alho e o xerez, vinho ou vermute. Junte o peixe e vire os filés, de modo a cobri-los completamente com o molho. Reserve.
2Numa panela que possa ser utilizada com um dispositivo próprio para cozinhar no vapor, ferva 250 ml do caldo. Coloque o cuscuz numa tigela e, por cima, despeje o caldo fervente. Tampe e deixe repousar por cerca de 15 minutos ou até o cuscuz ter inchado e absorvido o líquido.
3Ponha o restante do caldo na panela. Adicione a tira de casca de limão e ferva. Acrescente as cenouras. Reduza a chama para que o caldo ferva em fogo baixo.
4Arrume o peixe numa camada única, com o lado da pele para baixo, num recipiente próprio para cozinhar no vapor. Acrescente o alho-poró e os aspargos ou coloque-os num segundo recipiente para cozinhar no vapor. Coloque esse(s) recipiente(s) sobre o caldo que ferve em fogo baixo e tampe-o(s). Cozinhe o peixe no vapor por 10 a 12 minutos ou até ficar opaco e começar a se desfazer com facilidade e os legumes ficarem macios.
5Quando o cuscuz estiver pronto, adicione a salsa e, com um garfo, afofe os grãos, de forma a misturar o cuscuz com a salsa. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
6Retire da panela os dispositivos (cestas) para cozimento a vapor. Escorra as cenouras, reservando o líquido do cozimento. Arrume o peixe, as cenouras e os legumes cozidos no vapor em pratos aquecidos, já com o cuscuz. Descarte a casca de limão do líquido de cozimento dos legumes. Umedeça o peixe, os legumes e o cuscuz com um pouco desse líquido e sirva, usando o restante como molho.