Preparo:
10 min.
Cozimento:
20 min.
Pronto em:
30 min.

Essa sopa fica uma delícia e super cremosa.

Ingredientes:

  • 500 g de camarões, descascados e limpos
  • 1 cebola pequena sem casca e picada
  • Raspas de 1 limão
  • 3 xícaras de água
  • ¼ de xícara de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo:

1Limpe e descasque os camarões. Use apenas o filé. Para essa receita, é ideal que use camarões menores. Mas se for usar camarões grandes, corte-os ao meio ou em 3 partes.

2Em uma panela, coloque a cebola juntamente com os camarões, as raspas de limão e a água.

3Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, coe e reserve o caldo.

4Em outra panela, derreta a manteiga e aos poucos junte a farinha. Mexa bem e cozinhe a farinha por 2 ou 3 minutos, até que ela esteja dourada e bem cozida.

5Aos poucos, vá adicionando o caldo do camarão à mistura de manteiga e farinha, mexendo vigorosamente para não empelotar. Deixe ferver, e tempere com noz-moscada, sal e pimenta. Mexa sem parar.

6Em seguida, junte o suco de limão, os camarões e a cebola já escorridos e cozinhe por aproximadamente 3 minutos. Retire do fogo e deixe amornar.

7Enquanto isso, em um recipiente pequeno, bata levemente as gemas com um garfo e adicione o creme de leite. Mexa bem até incorporar.

8Retire uma concha do caldo com os camarões e, aos poucos, vá adicionando à mistura das gemas e do creme de leite, mexendo vigorosamente para não cozinhar as gemas.

9Em seguida, adicione a mistura de gemas à panela com o resto dos camarões, e leve ao fogo baixo novamente. Cozinhe por 3 ou 4 minutos, aproximadamente, sem deixar ferver.

10Sirva quente com torradas, se desejar.

Serve:

6