Preparo:
25 min.
Cozimento:
240 min.
Pronto em:
265 min.

Essa areceita resulta em um faisão molhadinho, macio e delicioso, que até os meus filhos adoram. É uma adaptação de uma receita que uma amiga me deu.

Ingredientes:

  • 3/4 xícara (100 g) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de sal, ou a gosto
  • 1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
  • 2 faisões – lavados, secos com papel absorvente e cortados em pedaços
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola cortada em rodelas

Modo de preparo:

1Coloque a farinha, o sal e a pimenta em um saco plástico hermeticamente fechado. Agite para misturar os ingredientes. Coloque os pedaços de faisão na mistura de farinha e volte a agitar para cobri-los uniformemente.

2Em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Retire qualquer excesso de farinha dos pedaços de faisão e coloque-os no azeite quente. Cozinhe até o faisão dourar dos dois lados, durante cerca de 3 minutos de cada lado. Depois, coloque o faisão em uma panela elétrica de cozimento lento, reservando o azeite na frigideira. Cozinhe a cebola no azeite restante até ficar macia, por cerca de 3 minutos. Acrescente os cogumelos e o alho, e mexa. Continue cozinhando e mexendo até os cogumelos estarem macios e o alho apurado, por cerca de 5 minutos mais.

3Despeje o vinho na panela e deixe levantar fervura. Ferva por 5 minutos. Em seguida, acrescente o caldo de galinha e volte a ferver. Coloque a mistura de cogumelos na panela elétrica e polvilhe com as azeitonas pretas fatiadas.

4Tampe a panela. Ajuste-a para temperatura alta e cozinhe por 4 horas. Ou, então, ajuste-a para temperatura baixa e cozinhe por 7 horas.

Serve:

6