10 min.
12 min.
22 min.
Esta versão do prato clássico de filé-mignon com cogumelos mostra como os vegetais podem ser usados para valorizar e “incrementar” uma pequena porção de carne. O resultado é que cada garfada é tão especial quanto uma do verdadeiro estrogonofe, e mais de acordo com a atual tendência das refeições em que a carne não predomina.
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 200 g de cogumelos cremini ou shiitake, cortados ao meio
- 1 pimentão vermelho, sem sementes e cortado em tiras finas
- 200 g de brócolis, cortados sem o talo
- 120 ml de caldo de carne
- 1 cebola, cortada em fatias
Modo de preparo:
1Em uma panela grande, aqueça metade do azeite. Adicione os cogumelos e refogue por 2 minutos ou até que comecem a amaciar. Acrescente o pimentão e os brócolis e continue a refogar, mexendo, por 3 a 4 minutos.
2Junte o caldo de carne e deixe levantar fervura. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe em fogo brando por cerca de 5 minutos ou até que os brócolis estejam tenros.
3Enquanto isso, aqueça a colher de sopa de azeite restante em uma frigideira grande e refogue a cebola por cerca de 5 minutos, ou até que esteja macia e começando a dourar.
4Junte as tiras de filé-mignon às cebolas e frite por 1 minuto ou até que a carne comece a mudar de cor. Afaste-se da frigideira e com cuidado adicione o conhaque. Acenda-o, para flambar.
5Assim que a chama se apagar, adicione o molho de raiz-forte, se o estiver usando, e o creme de leite. Acrescente os vegetais com seu líquido de cozimento, mexa bem, tempere a gosto e sirva imediatamente. O arroz branco é o acompanhamento tradicional para o estrogonofe, mas hoje o talharim também é comum. Batatas cozidas são também deliciosas com essa versão rica em vegetais.
Serve:
4