25 min.
35 min.
60 min.
Este cuscuz rico em legumes é mais magro que a maioria dos pilafes e compõe um maravilhoso prato principal saudável ou um ótimo acompanhamento para quase todos os tipos de carne ou ave cozida.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 cebola de tamanho médio, picada
- 4 dentes de alho, picados
- 1 cenoura pequena, cortada em cubos
- 1 colher (chá) de pimenta-malagueta em pó
- 1 colher (chá) de coentro em pó
- 1 colher (chá) de garam masala
- 2½ colheres (chá) de páprica
- ½ colher (chá) de gengibre em pó
- ½ colher (chá) de canela em pó
- 2½ colheres (chá) de cominho em pó
- 4 vagens verdes de cardamomo
- 85 g de batata-doce, cortada em pedaços
- 85 g de nabo, cortado em cubos
- 1 abobrinha, cortada em bocados
- 75 g de vagem
- 1 lata de tomates picados, cerca de 400 g
- 900 ml de caldo de legumes
- 200 g de feijão-rajado, cozido
- 250 g de repolho, grosseiramente picado
- 85 g de brócolis, em pequenos buquês
- 340 g de cuscuz marroquino
- 3 colheres (sopa) de passas brancas
- Sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo:
1Aqueça o azeite numa panela ou caldeirão com capacidade para 4,5 litros e junte a cebola. Reserve o equivalente a 1 dente de alho e acrescente o restante à panela. Refogue por cerca de 3 minutos ou até a cebola amolecer um pouco. Junte a cenoura e cozinhe por mais 3 minutos.
2Salpique a pimenta-malagueta em pó, o coentro, o garam masala, a páprica, o gengibre, a canela e 2 colheres de chá do cominho (reserve o restante do cominho para o iogurte com tahine). Abra as vagens de cardamomo e raspe as pequenas sementes pretas, colocando-as na panela. Mexa por alguns segundos, depois acrescente a batata-doce, o nabo e a abobrinha. Corte a vagem em bocados e coloque-a na panela. Cozinhe os legumes por 5 minutos ou até estarem um pouco macios.
3Adicione o tomate com o suco, o caldo e o feijão-rajado. Deixe ferver, depois baixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 10 a 15 minutos. Acrescente o repolho e os brócolis, e cozinhe, com a panela tampada, por mais 5 minutos.
4Baixe o fogo ao mínimo. Acrescente o cuscuz, as passas e temperos a gosto. Com o garfo, misture-o aos legumes e ao caldo. Tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos. O cuscuz deve absorver todo o líquido e inchar.
5Enquanto isso, prepare o iogurte de tahine. (Agite o tahine dentro do vidro para que fique homogêneo antes de medir a quantidade estipulada na receita.) Misture o tahine com o alho reservado e o iogurte, depois acrescente 4 colheres de sopa de água, o suco de limão, o restante do cominho reservado e temperos a gosto. Salpique folhas de coentro para decorar.
6Sirva o pilafe com o iogurte de tahine oferecido separadamente.
Serve:
4