Preparo:
30 min.
Cozimento:
180 min.
Pronto em:
210 min.

Ganso assado recheado com arroz selvagem, avelãs, maçã verde e ervas. Uma alternativa deliciosa ao peru tradicional para você inovar na sua ceia de Natal!

Ingredientes:

  • 4 xícaras de arroz selvagem cozido
  • 2/3 xícara de avelã tostada e picada
  • 2 maçãs verdes sem casca, sem sementes e picadas
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres (chá) de segurelha ou tomilho em pó

Modo de preparo:

1Preaqueça o forno em temperatura média (170ºC).

2Misture numa tigela o arroz cozido, a avelã, a maçã, a cebola, as ervas, sal e pimenta.

3Retire o coração, o pescoço e a moela do ganso e reserve. Lave o ganso com água por dentro e por fora e seque ligeiramente. Coloque o recheio de avelã dentro e prenda com um espeto de madeira para não abrir. Amarre em seguida as pernas do ganso com barbante, para mantê-las bem juntas, e dobre as asas.

4Coloque o ganso em uma assadeira com o peito virado para baixo e leve ao forno por 1 hora e meia, tirando ocasionalmente o excesso de gordura que for acumulando na assadeira. Vire o ganso e asse por mais 1 hora e meia.

5Enquanto isso, coloque os miúdos do ganso com a água em uma panela parcialmente tampada e deixe cozinhar até o caldo reduzir para cerca de 2 xícaras. Passe por um coador, descarte os miúdos e tempere o caldo com sal a gosto.

6Retire o ganso do forno e transfira para uma travessa. Escorra a gordura acumulada na assadeira, deixando somente cerca de 1 colher (sopa), e leve ao fogo baixo numa boca do fogão. Polvilhe a farinha de trigo e deixe no fogo por 2 minutos, mexendo e raspando bem o fundo da assadeira. Adicione o caldo reservado, misture bem, tempere com sal e pimenta e despeje o molho em uma tigela.

7Sirva o ganso com o molho à parte.

Serve:

12