20 min.
40 min.
180 min.
Este é um pão de massa doce muito gostoso, com textura úmida, que se conserva por vários dias. Corte-o em fatias grossas e coma-o com purê de frutas, geleia ou queijo cremoso. Se não encontrar extrato de malte, use melaço.
Ingredientes:
- 200 g de farinha de trigo integral
- 150 g de farinha de trigo branca
- ½ colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
- 3 colheres (sopa) de extrato de malte
- 1 colher (sopa) de mel claro
- 200 ml de água morna
- 85 g de passas brancas
Modo de preparo:
1Numa tigela grande, peneire as farinhas de trigo branca e integral e o sal. Acrescente o fermento, misture e faça um buraco no centro.
2Adicione o extrato de malte e o mel na água morna e despeje essa mistura no buraco feito na farinha. Aos poucos, incorpore a farinha à água e misture bem para formar uma massa mole, porém não pegajosa. Adicionar as passas.
3Transfira a massa para uma superf��cie de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até estar bem elástica. Ponha a massa numa tigela untada e cubra-a com filme plástico. Deixe fermentar num local aquecido por cerca de 1 hora ou até ter dobrado de volume. Enquanto isso, unte uma forma de pão com capacidade para 450 g e forre o fundo com papel-manteiga.
4Devolva a massa crescida à superfície de trabalho e insira o punho fechado, como se desse um soco na massa. Delicadamente modele a massa e coloque-a na forma já preparada. Cubra com um pano de prato úmido e deixe fermentar num local aquecido por 1 hora ou até ter novamente dobrado de volume.
5Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 190°C. Descubra o pão e asse-o por 35 a 40 minutos ou até obter um som oco ao bater com os dedos em sua base, depois de tirá-lo da forma. Ponha o pão numa grade metálica e deixe esfriar. Conserva-se por até 4 dias.
Serve:
1