Preparo:
25 min.
Cozimento:
05 min.
Pronto em:
30 min.

O óleo de semente de abóbora é rico em ácidos graxos que promovem a saúde. Para manter essa característica e a qualidade do óleo, ele deve ser armazenado em local escuro e fresco. É aconselhável comprá-lo em quantidades pequenas.

Ingredientes:

  • 12 ovos de codorna
  • 250 g de folhas misturadas (agrião, azedinha, dente-de-leão, rúcula, beldroega)
  • 8–12 flores de capuchinha (ou outras flores comestíveis)
  • 1 cebola roxa
  • 30 g de sementes de abóbora descascadas

Modo de preparo:

1Coloque os ovos de codorna numa panela com água fria, deixe levantar fervura e cozinhe por 4 ou 5 minutos até ficarem duros. Esfrie-os sob água corrente. Reserve. Lave as folhas, removendo talos e folhas machucadas. Agite-as até secarem e corte ou pique em pedaços pequenos.

2Remova os caules das flores. Se necessário, limpe-as cuidadosamente com papel-toalha. Descasque a cebola e corte-a em tiras finas. Torre as sementes de abóbora numa frigideira sem óleo. Assim que dourarem e exalarem bom perfume, coloque-as num prato e deixe esfriar.

3Coloque as folhas numa travessa grande e espalhe por cima as tiras de cebola. Descasque os ovos de codorna e corte-os ao meio. Decore a salada com as metades dos ovos e as flores comestíveis.

4Para o vinagrete, bata bem numa tigela com um batedor de ovos o óleo de semente de abóbora, o suco de limão e o vinagre de framboesa. Tempere com sal e pimenta.

5Despeje o vinagrete sobre a salada. Polvilhe-a com as sementes de abóbora e sirva em seguida. Para acompanhar, torrada com manteiga ou pão francês fresco.

Serve:

4