490 min.
30 min.
520 min.
A avó de Iraydes Cortezano, de Poços de Caldas (MG), era francesa, casada com um português. “Quando morava em Lisboa, ela mandou a receita desta delícia da terrinha.”
Ingredientes:
- 500 g de bacalhau
- 4 ovos
- 500 g de batatas
- 6 tomates maduros
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco ou maçã
- 2 dentes de alho, amassados
- 1 colher (sopa) de cebola, ralada
Modo de preparo:
1Deixe o bacalhau de molho de véspera, trocando a água várias vezes. Afervente-o para ficar macio, separe as postas, retire as espinhas e reserve.
2Bata as claras em neve, sem deixá-las duras demais. Passe cada posta de bacalhau na clara batida e frite em óleo quente. Transfira as postas para um refratário e reserve.
3Cozinhe as batatas, descasque-as, corte-as em fatias grossas e frite-as no mesmo óleo do bacalhau. Arrume-as sobre as postas de bacalhau.
4Pique os tomates e bata-os no liquidificador. Passe pela peneira e junte o sal, o vinagre, o alho, a cebola, a pimenta e o cheiro-verde. Bata no liquidificador mais uma vez e derrame sobre o bacalhau no refratário. Bata as gemas com o azeite até clarearem. Junte o leite quente, misture bem e leve ao fogo brando, mexendo até engrossar. Acrescente o queijo parmesão. Prove o tempero e ajuste-o a seu gosto. Adicione essa mistura ao refratário, cubra-o com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos.
Serve:
6