Preparo:
20 min.
Cozimento:
10 min.
Pronto em:
30 min.

O linguado é uma delícia, e seu magnífico sabor pode ser totalmente apreciado quando preparado desta maneira. Batatinhas com hortelã fresca e espinafre complementam o mais elegante dos pratos de peixe. O linguado é geralmente vendido sem pele e limpo.

Ingredientes:

  • 4 pequenos filés de linguado, cerca de 225 g cada, limpos e sem pele
  • 750 g de batatinhas, lavadas e escovadas
  • 1 ramo grande de hortelã fresca
  • 40 g de manteiga sem sal
  • Raspas finas e suco de 1 limão grande

Modo de preparo:

1Preaqueça o forno em temperatura alta. Corte um pedaço de papel-alumínio para cobrir uma asadeira e coloque por cima o peixe.

2Numa panela, ponha as batatas, cubra-as com água fervente e acrescente um ramo de hortelã. Cozinhe por cerca de 15 minutos ou até as batatas estarem macias, porém firmes.

3Enquanto isso, numa panela pequena, derreta a manteiga e acrescente as raspas e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Pincele o peixe com a manteiga de limão e asse por 5 a 6 minutos ou até a carne próximo à espinha desfiar facilmente quando espetada com uma faca. Com cuidado, vire o peixe, pincele novamente com a manteiga de limão e asse por mais 5 a 6 minutos.

4Enquanto o peixe assa, cozinhe o espinafre no vapor por 2 a 3 minutos ou até murchar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.

5Escorra as batatas e coloque-as numa travessa aquecida. Adicione bastante pimenta-do-reino, mexa delicadamente e decore com ramos de hortelã. Transfira o peixe para pratos individuais aquecidos e, com uma colher, coloque por cima o caldo do cozimento que, por ventura, tenha restado na grelha. Junte as fatias de limão e sirva, com as batatas e o espinafre.

Serve:

4