90 min.
50 min.
200 min.
Este prato paraense, de gosto forte, é feito com o tradicional azeite de dendê. Pode ser servido sozinho ou acompanhado de arroz.
Ingredientes:
- 1 kg de camarões secos e salgados
- 1 litro de água
- 4 tomates cortados em cubinhos
- 2 cebolas médias picadas
- 1 pimentão verde médio picado
- 1 maço de cheiro-verde picado
Modo de preparo:
1Descasque os camarões, reservando as cascas e a cabeça. Lave, deixe de molho por uma hora numa bacia com bastante água. Troque a água 3 ou 4 vezes para tirar o sal.
2Numa panela média, ponha 1 litro de água e coloque as cabeças e cascas tiradas dos camarões. Junte uma parte (1/4) dos temperos picados (tomate,cebola, pimentão, cheiro-verde, alho), deixe ferver por 5 minutos. Escorra e reserve o caldo.
3Coloque 1/2 litro de água numa panela e cozinhe os quiabos até ficarem de uma cor verde bem viva. Escorra-os e reserve.
4Passe 150 g de camarões pelo moedor. Numa panela grande, ponha o azeite de oliva, todos os temperos, o restante dos camarões, o camarão moído, as pimentas e refogue. Retire as pimentas após refogar os camarões.
5Dissolva a farinha em um pouco de água.
6Junte ao refogado um pouco do caldo de camarão reservado e os quiabos.
7Mexa bem com uma colher de pau e vá acrescentando, aos poucos, para não encaroçar, a farinha e o óleo de dendê e deixe cozinhar por mais 15 minutos.
8Se preciso, acrescente um pouco mais do caldo de camarão reservado. Sirva quente, com arroz branco.
Serve:
6